Proposta pedagógica - F2

Ofertado para as crianças a partir dos 6 (seis) anos de idade até os anos iniciais da adolescência, nessa etapa o cidadão vai se definindo gradativamente conforme o aluno vai se assumindo a condição de um sujeito de direitos.

 

As crianças e adolescentes, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais, pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes reformulação da autoimagem, a que se associa o desenvolvimento cognitivo. Junto a isso, buscam referências para a formação de valores próprios, novas estratégias para lidar com as diferentes exigências que lhes são impostas.

 

As diretrizes pedagógicas são elaboradas respeitando as marcas singulares antropoculturais que os alunos de diferentes contextos adquirem e os objetivos da formação básica definidos para o Ensino Fundamental nos aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social priorizados na sua formação, complementando a ação da família e da comunidade e, ao mesmo tempo, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo com qualidade social, coerente com os objetivos específicos dessa etapa da educação.