Proposta Pedagógica Educação Infantil

A Educação Infantil atende crianças de (0 a 5 anos) visando o pleno desenvolvimento da sua função sociopolítica e pedagógica.

Os   vínculos   de   família, dos  laços  de  solidariedade  humana  e  do  respeito  mútuo  em  que  se  assenta  a  vida  sócia l se iniciam  na Educação Infantil e sua intensificação ocorrem ao longo da Educação Básica.

 

As   diretrizes   pedagógicas   são   elaboradas   respeitando  os  princípios  dessa  etapa  da  educação  e   de  acordo   com   as  seguintes concepções:

·         Oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;

·         Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias;

·         Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

·         Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;

·         Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.