Organização Curricular - F2

O Colégio Dom Bosco operacionaliza sua matriz curricular, através de uma metodologia moderna, que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e informações consistentes, favorecendo-os no processo de construção do conhecimento. Propicia-se, também, a utilização de diferentes linguagens- verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal, digital, entre outras como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

Neste sentido, a organização curricular no Ensino Fundamental está estruturada em áreas que têm por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.

As áreas do conhecimento propostas no Projeto Pedagógico da Rede Salesiana de Escolas são as mesmas das Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial do Ensino Médio, adaptados para o Ensino Fundamental. São elas:

·         Linguagens e Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física.

·         Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Ciências e Matemática.

·         Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História e Ensino Religioso.

Nossa proposta prevê que a integração entre as disciplinas e as áreas se faça pelas concepções e pressupostos teórico-metodológicos comuns a todas elas e por meio do desenvolvimento de competências e habilidades comuns que passam a ser metas de todo o processo ensino-aprendizagem e do material didático.

Essas competências comuns são:

·         Leitura e interpretação de diferentes linguagens: textos narrativos, poéticos, informativos, mapas, fotos, gravuras, documentos de época, desenhos, gráficos, tabelas, etc.
Escrita: produção de textos em diversas linguagens; organização e registro de informações.

·         Expressão oral: exposição de ideias com clareza; argumentação coerente; análise de argumentações de outras pessoas.

·         Análise e interpretação de fatos e ideias: coleta e organização de informações; estabelecimento de relações; formulação de perguntas e hipóteses;

·         Mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

 

A matriz curricular do 6º ao 9º ano é composta de:

·         Artes

·         Ciências

·         Educação Física

·         Ensino Religioso

·         Geografia

·         História

·         Língua Estrangeira (Inglês)

·         Língua Portuguesa

·         Matemática