Cotidiano Escolar da Educação infantil

A Educação Infantil deve ter rotinas dinâmicas e com possíveis alterações. Ela deve ser clara para todos, além de proporcionar segurança às crianças e também garantir uma compreensão sobre o tempo e o espaço na escola. 

 

Atividades que fazem parte da Rotina: 


Boa Tarde
Momento em que as crianças de todas as turmas do período da tarde se reúnem para rezar, cantar, dançar ou assistir a uma apresentação.  


Cantos
Acontecem diariamente no início da aula, com  atividades simultâneas, que podem ser: jogos, desenhos, livros, revistas, massinha, etc. 


Roda
Acontece no início da aula, para fazer a chamada, o calendário linear, apresentar a Agenda do dia, etc. Ela acontece também em outros momentos da rotina: apresentação de um tema, relembrar os combinados antes de uma atividade e contar histórias. 


Áreas de Conhecimento
Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes, Movimento e Ensino Religioso (de acordo com o horário de cada professora). Vale observar que as crianças realizam as atividades de forma individual, ou em pequenos grupos.


Lanche
Educação para a saúde.


Recreio
No parquinho ou no pátio.


Hora da história
Leitura de histórias infantis.


Saída
São os últimos 10 minutos, para a organização das crianças e seus pertences. 


As crianças realizam as atividades de rotina, em todos os ambientes pedagógicos do Colégio, como: Sala de aula, Laboratório de Informática, Corredor, Pátio, Auditório, Ginásio, Sala de Música e Jogos, Parques e Quiosques.